sábado, 20 de novembro de 2010

Estilo e Interação na obra “Caim” de José Saramago





        Ao tratamos de comunicação entre o transmissor e o receptor através do texto, a interação entre ambos é um fator extremamente importante, que, ao ocorrer entre autor e leitor, fica oculta no texto e começa a ocorrer a partir da elaboração da obra.
Esta elaboração é feita pelo escritor quando este pressupõe o seu público, bem como a mensagem que pretende transmitir-lhe através da leitura que fará da obra e os sentidos que ele, o leitor, lhe dá. É preciso considerar que o diálogo se faz presente no ato da leitura, podendo continuar depois disso em decorrência dos efeitos de sentido causados por esse ato no leitor.
Em virtude de buscar entender como se dá a aproximação de Saramago com o seu público, o presente trabalho pretende, na obra Caim, identificar alguns dos diversos recursos estilísticos utilizados por esse escritor, pressupondo que seja através desses recursos que ocorra sua interação com seu leitor. Uma vez que todo autor, ao criar sua obra, possui intenções anteriormente elaboradas, buscamos também observar se, ao intencionar uma aproximação com o leitor, Saramago queira, na verdade persuadi-lo.
        Para tanto, utilizamos trechos da obra Caim para efetuar análises dos efeitos de sentido conseguidos através dos recursos estilísticos, usados pelo autor no decorrer da escritura da obra.
             Optamos por seguir algumas correntes da Estilística, como a descritiva – a qual leva em consideração a afetividade presente nas palavras – e a estruturalista – que vê no desvio das normas gramaticais a possibilidade do autor definir seu estilo de escrita, analisando o texto a partir dele mesmo – para efetuar as análises dos recursos estilísticos através do suporte teórico de Lapa, Martins, Maingueneau, Monteiro, entre outros. Para tratar de estilo, interação e diálogo com o leitor, o suporte teórico se dará em Massaud Moisés, Discini, entre outros.



Esta postagem trata-se de minha tese de conclusão do curso de Letras, juntamente com Denise Barros, pela Universidade do Estado do Pará. A obra completa pode ser encontrada no link:
http://www.webartigos.com/articles/52581/1/OS-RECURSOS-INTERACIONAIS-NA-OBRA-CAIM-DE-JOSE-SARAMAGO/pagina1.html

Peço que desconsiderem a ausência de edição de postagem do site, o que tornou o texto desorganizado.

2 comentários:

  1. No caso esse seria o resumo né? Tenho interesse em ler o trabalho completo Alê. Se for possível é claro. No mais, boa sorte amanhã. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, Renan. Esse texto trata-se na verdade da introdução da obra. Mas eu deixei o link pra obra completa no final dessa postagem, pois eu consegui publicar a monografia. Mas vou enviar uma cópia do arquivo pra você em breve.
    A entrega será feita amanhã, dia 22, e a defesa será dia 3 de dezembro.
    Bjs e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar

Grata por registrar sua visita.