sábado, 2 de julho de 2011

Das Desgraças de Ser Brasileiro



Foi dado início a um projeto muito interessante em Nova Iorque. Alguns artistas decidiram espalhar mais de 80 pianos pelas praças da cidade.
A ideia é fantástica. Os pianos ficam lá, a céu aberto, à espera de alguém que os queira tocar e espalhar música pelos ares novaiorquinos.
Enquanto uns pianos ficam sob as árvores, outros estão em meio a passagens de pedestres apressados. Alguns receberam ainda pinturas de flores. 
E, pasmem, os pianos ficam lá, sozinhos! Não fica nenhum policial vigiando. Tem até partituras para ajudar os mais indecisos. Mas, em geral, o pianista toca o que lhe vem à mente.



Quando assisti à reportagem, fiquei encantada com a possibilidade de, no caminho para o trabalho, ter a chace de relaxar um pouco, senão tocando, ouvindo o som de um piano.
Então meus pensamentos foram invadidos por uma aterrorizante constatação:

Se por acaso tal fato se desse no Brasil,
seria necessário ter uma parte das forças armadas
para, antes, fazer a instalação dos instrumentos nas praças e, depois,
outra parte para fazer a segurança destes.
Caso contrário, esses pianos não durariam
nem 1 minuto inteiros!

Todos nós sabemos que a própria população (dita de bem) se encarregaria de quebrar, depredar, ou então, nas altas madrugadas, aproveitar para fazer suas necessidades fisiológicas em cima dos pianos. E não faltariam pichadores para deixar neles suas escritas indecifráveis e dispensáveis. E, por que não dizer, o risco de, no dia seguinte, não encontrar mais nenhum piano em lugar algum, pois o que não falta por aqui é algum vagabundo para apoderar-se daquilo que não lhe pertence, seja para vender o objeto do roubo ou tê-lo em casa como troféu de sua desonestidade.


Estou sendo dura demais?
Acredito que não.
Claro que não estou generalizando, ainda há milhões de brasileiros decentes espalhados por aqui e pelo mundo a fora. Mas, infelizmente, é preciso admitir que nossa população está a cada dia mais sem escrúpulos, sem educação e sem respeito próprio. E não é só em Brasília!

Das desgraças de ser brasileiro...


1 comentário:

  1. Very well written Ale. Sad, but true. And sad that there are also those people in New York! Robert in NY

    ResponderEliminar

Grata por registrar sua visita.