domingo, 6 de maio de 2012

Economizando água







Hoje eu fiz uma experiência inédita (ao menos para mim) em minha casa e quis compartilhar.

A experiência foi a seguinte:

Resolvi desconectar a mangueira de saída de água da máquina de lavar para coletar toda a água que saísse dela, ao invés de deixar que toda a água fosse embora pelo cano.

Na primeira lavagem, eu programei a máquina para um nível alto de água, pois havia bastante roupa. Quando, depois da lavagem da roupa, a máquina começou a soltar a água, eu já tinha colocado 4 baldes grandes ao lado dela para que toda a água caisse dentro deles. Conforme um ia enchendo, passava a mangueira para encher o outro (claro que meu filho estava de auxiliar). Foram 4 baldes cheios de água relativamente suja e com sabão. Com essa água eu consegui lavar uma varanda de 30m².

Bem, não satisfeita. Resolvi coletar a água do enxágue (que sai limpa e com amaciante) da 1ª remessa de roupas. Aproveitei essa água para lavar a segunda remessa de roupas que seria lavada. Programei a máquina para um nível médio de água e, quando ela já havia jogado todo o sabão sobre a roupa, eu abri a tampa e comecei a enchê-la com os baldes da água que havia sido usada para enxaguar a 1ª remessa de roupa. O que sobrou ( e ainda sobrou água) eu usei para começar a lavar a calçada.

Quando a segunda remessa de roupa foi lavada, coletei a água suja e terminei de lavar a calçada. A água do enxágue foi reutilizada na 3ª remessa de roupa. Enfim, eu fiz isso 4 vezes, já que eu tinha 4 remessas de roupas para lavar: uma de roupas claras, uma de roupas escuras, uma de toalhas e outra de tapetes.

Com a água que saía da máquina eu pude não só lavar outras roupas (quando era água limpa de enxágue, exceto a dos tapetes), mas também lavei varanda, calçada, banheiro e área de serviço. E ainda sobrou água!

Eu não tinha ideia de quanta água jogamos fora com uma simples lavagem de roupa! Gostei do que fiz e pretendo repetir. Não dá tanto trabalho e a economia de água é enorme!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata por registrar sua visita.