sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Os brancos também vão acabar; talvez mais cedo do que todas as outras raças."





O título da postagem é um trecho que compõe a carta do Cacique Seattle enviada ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce. A carta seria a resposta do cacique à proposta de Pierce de comprar as terras onde vivia o povo Duwamish.


O conflito entre os povos por posse de terra é uma das mais antigas guerras deste planeta. A dominação imposta pelos povos caucasianos gerou um mundo concebido de acordo com as suas crenças, necessidades e ideologias políticas e econômicas.

Os atuais conflitos por posse de terra em quase nada  diferenciam daqueles ocorridos no passado. Seu combustível continua sendo a ganância e a extinção de antigos povos do planeta segue sendo uma das irreparáveis consequências.

Como exemplo de atual conflito por posse de terras temos a situação do povo Guarani Kaiowa, no Mato Grosso do Sul, no Brasil. É impressionante o poder devastador do Capitalismo sobre a Terra. Já deveríamos haver evoluído o bastante para dar um basta a esse sistema econômico em visível crise. E por que não me arriscar a afirmar ser esse absurdo sistema a própria crise. Que não é apenas econômica, mas principalmente educacional, cultural, ambiental, social e também moral.

Como fazer valer um sistema econômico que nos faz medir nossa qualidade de vida tendo por base o nosso poder de consumo? É justamente esse errôneo conceito acerca de uma qualidade de vida que não temos que nos está levando à extinção.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121024_indigenas_carta_coletiva_jc.shtml


Não teremos paz enquanto não nos sentirmos parte de um mesmo organismo. Que precisa estar em harmonia se quiser sobreviver.

"Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará."




Escrevo porque eu vivo.
Porque cada vez que escrevo
Eu provoco outro renascer de minha alma.
Porque se eu não escrevo, eu morro.






2 comentários:

  1. Olá Alessandra,
    Curtindo seu Blog desde aqui, aproveito para registrar minha visita e meus parabens pelas postagens.

    Um abraço,

    Elder

    ResponderEliminar
  2. Olá, Elder! Muito obrigada! :)
    Seja bem-vindo.
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Abraços. :)

    ResponderEliminar

Grata por registrar sua visita.