quarta-feira, 19 de junho de 2013

Porque eu não vivo nas enganosas propagandas políticas a minha realidade não é tão perfeita





Neste ano de 2013, nós brasileiros estamos vivenciando uma espécie de "tempo de despertar". A impressão que temos é que finalmente resolvemos levantar do "berço esplêndido " e mostrar a nossa tão secular contida indignação.

Os manifestos ocorrem por todos os lados, capitais, interiores, até Paragominas!! Vejam só! E então cada vez que eu pergunto se a pessoa vai participar da manifestação em Paragominas, em 90% das respostas eu tenho que ouvir o dolorido "Por quê?". Pensei que isso deve deixar os políticos muito satisfeitos e com sensação de dever (de alienação) cumprido.

Claro, talvez eu tenha me empolgado tanto com a notícia de que vai haver manifestação no tão conhecido e perfeito "Município Verde", que eu esqueci o quanto é alienada boa parcela da população brasileira. Pois, do contrário, não teríamos ficado "deitado em berço esplêndido" por mais de 500 anos.

Então, inconformada com as alienadas respostas, eu resolvi enumerar alguns poucos motivos para que nós, moradores do Município Verde, dantes conhecido como Paragominas, nos fizéssemos presentes na manifestação do dia 20 de junho do ano de 2013, o ano da intensidade das coisas. Vamos à pequena lista:


1 - Você tem um hospital decente, que te atenda de forma digna, que tenha médicos que ao menos olhem na sua cara enquanto te fazem a consulta? Ou você entra ali com medo de morrer na primeira e impulsiva agulhada por temer que o liquido que vá entrar em seu corpo te mate ao invés de te curar? Se, não, você não tem um hospital decente, não é atendido de forma digna, os profissionais da saúde nem te olham na cara enquanto te atendem e você tem medo de morrer por erro médico, você já tem ao menos um motivo para estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

2 - Sua rua tem saneamento básico? Ou o esgoto escorre em frente a sua calçada como um riacho podre e cheio de tapurus? Aquilo é um criatório de mosquitos que nem precisa ser o aedes aegypti (o da dengue), qualquer um que seja te suga o sangue e te impede de dormir bem todas as noites, principalmente depois do período das chuvas. Se você tem que conviver com esgoto a céu aberto você tem mais um motivo para participar da manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

3 - Você é professor e se sente impotente dentro de um sistema que foi feito para não funcionar? Você tem licenciatura mas pertence a um sistema que te impede de cumprir com a sua função de educador? Você trabalha em escola do Ensino Fundamental ou Médio e sente sua segurança ameaçada em muitos sentidos quando você discorda que tenha que facilitar a vida daquele aluno que não estudou nada o ano inteiro, mas exigem de você que dê aquele famoso "jeitinho" (porque, afinal, as estatísticas são mais importantes que formar um cidadão)? Se você não concorda com essa avaliação escolar que hoje está associada à contagem numérica e classificatória, como se o aluno fosse uma simples quantidade que necessitasse ser contada e classificada e a aprendizagem não existisse, você deve comparecer na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

4 - Você é professor e já enxergou que a política educacional de inclusão é na verdade a maior exclusão existente, porque as escolas não possuem infra-estrutura nem material humano suficiente para educar
nem sequer os alunos com todas as faculdades físicas e psíquicas satisfatórias, imagine aqueles com necessidades especiais? Se você de alguma forma está ligado à Educação (professor, auxiliar de secretaria, bibliotecário, etc) e já notou que a Educação passa por vários problemas, como a falta de capacitação dos educadores, de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social e de interação, integração e comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na comunidade escolar, que norteiam nossas escolas e que sofrem com a repressão de alguns educadores que não almejam tais mudanças, pois, para que se mude algo, é necessário que modifiquemos nosso pensamento e nossas ações e que aprendamos a aceitar as diferentes opiniões individuais e coletivas, se você já percebeu que a crise na educação é estabelecida pelos problemas gerados por métodos classificatórios de avaliação, currículos fechados e falta de recursos materiais, criatividade, motivação — tanto de professores como de alunos —, respeito e valorização das diversas idéias e opiniões, então você deve comparecer na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

5 - Você é funcionário público neste Município e desde 1997 perdeu o seu direito de trabalhar 6 horas por dia e, sem ser consultado, passou a ter que trabalhar 8 horas sem receber nem um acréscimo de R$ 0,20 por isso? Se você sabe que a jornada de 8 horas significa menos funcionários trabalhando mais por menos e também menos vagas de emprego ofertadas nos concursos. Se você se sente explorado porque, entre outras falhas, a empresa pública não te oferece uma política de carreira que honre os seus esforços, então você tem que estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

6 - Você tem filhos e cada vez que eles têm que ir à escola, ou seja, todos os dias, você tem crise de pânico por não se sentir seguro, confiante em deixar seus filhos irem sozinhos à escola, ainda que eles já tenham idade para isso? Se você sofre pela insegurança diária de seus filhos, então você deve estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

7 - Você é pedestre e precisa disputar espaço nas ruas com carros, motos, caminhões, ônibus e bicicletas porque as calçadas, quando existem, estão sempre tomadas por materiais de construção ou viraram extensões de lojas? A sua casa é invadida centenas de vezes por dia por altíssimos decibéis de propaganda em carros de som? Se você já notou que neste Município não existe um código de postura que funcione, devo lhe informar que seu lugar é na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

8 - Se você concorda que cargo de vereador deveria ser um trabalho voluntário em que os eleitos recebam apenas uma ajuda de custo, então você deve estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

9 - Se você também acredita que a nossa energia é mais cara do Brasil, se você não concorda que não possa ter acesso ao seu medidor porque ele fica a metros do chão e no meio da rua e por isso você não consegue saber o que se passa ali, tampouco você pode confiar na conta que enviam para sua casa, então você deve estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

10 - Se você se sente excluído por ser retirado do bairro que morava para viver em um bairro distante em casas mal estruturadas, pelas quais você está pagando, enquanto o seu bairro antigo é revitalizado e valorizado por políticas imobiliárias que só beneficiam aos ricos e ao poder público. Se você se sente segregado por esse sistema capitalista que só aumenta a divisão de classes porque é disso que ele sobrevive (apesar da maquiagem em forma de política assistencialista), então você deve estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

11 - Se você defende a ideia de que quem recebe ajuda do Governo (ou seja, todas as famosas bolsas) não deveria ter direito a voto para que se evite o famoso "voto de cabresto", então você, por favor, esteja na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental.

12 - Se você come todos os dias, se tem um trabalho que você escolheu, se ganha bem em comparação com a maioria, se você é letrado, informado, se você possui conhecimento o suficiente para entender de modo muito fácil o que eu relatei nesse texto, então é você quem de facto tem que estar na manifestação do dia 20 de junho de 2013 às dezoito horas em frente ao Parque Ambiental. Pois, parafraseando Julio Anguita Gonzalez, se você é bem informado, se você é bem formado, se você come todos os dias, se você tem um teto para colocar-se embaixo, se você tem roupa para vestir, se você tem as suas necessidades básicas satisfeitas, se você tem acesso ao conhecimento, já pode começar a ser livre. Porque se eu tenho que buscar qualquer trabalho por qualquer salário, lutando contra a desemprego, me vendendo por qualquer centavo porque, afinal de contas, meus filhos e eu temos que comer, eu não posso ser considerado um homem livre, ainda que queiram me convencer de ser um cidadão livre porque eu tenho o direito de depositar meu voto nas urnas. Porque se eu sou movido pela minha fome e pela minha necessidade de me vender na tentativa de sobreviver, eu estarei fadado a receber esmolas, acreditar que está correto e jamais vou poder entender que na verdade eu tenho é que me revoltar contra esse maldito sistema. Porque a revolução deve ser feita por quem tem comida na mesa todos os dias e já adquiriu a capacidade de não apenas ver, mas também de enxergar e principalmente reparar (agora parafraseando Saramago).



Sugestão de leitura:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata por registrar sua visita.