segunda-feira, 21 de abril de 2014

Quando o Holocausto deixará de existir?





SOMOS TODOS SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO!

A Marcha da Vida Regional é uma grande manifestação em memória e homenagem aos 6 milhões de judeus que foram assassinados durante a 2ª Guerra Mundial.

Trata-se de uma caminhada de 2,5 km até o Cemitério Israelita do Butantã, que relembra a trágica marcha realizada pelos judeus entre Auschwitz e Birkenau durante a época do Holocausto. Após o percurso é rea
lizado o ato central da comunidade no próprio Cemitério Israelita, no Monumento dos Mártires.
Participe da 11ª edição da Marcha da Vida Regional, no domingo do dia 27 de abril de 2014, com início às 10h. Esta data é véspera de Yom Hashoá.

E acerca da existência ou não do Holocausto, meu modesto comentário:



Talvez a nossa afirmação de que o Holocausto ocorreu (como se ele pertencesse ao passado), ou de que não mais ocorre (como se o presente estivesse livre dele) e de que temos que lutar para que não mais ocorra (como se atuássemos muito humanamente hoje com o nosso semelhante como garantia de termos um futuro melhor), talvez essa afirmação só aconteça porque talvez hoje damos outro nome à chamada LIMPEZA ÉTNICA que fazemos em África, nos bairros pobres das grandes cidades, nas terras indígenas, em muitos países da Europa Oriental, do Oriente Médio e ao que os Judeus (pasmem, sim, os Judeus) seguem fazendo há décadas aos Palestinos. Talvez o Holocausto não mais exista e nem volte a existir porque já o renomeamos. Porque gostamos muito de nos enganar trocando os nomes de nossas atrocidades para continuar cometendo-as, como se elas fossem um erro novo.

A meu ver a frase do texto na postagem da página da Federação Israelita São Paulo deveria ser escrita: 

SEREMOS TODOS SEMPRE SOBREVIVENTES DE UM NOVO E REPAGINADO HOLOCAUSTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata por registrar sua visita.